Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pau de três bicos - releitura

zaroio.com.br

                                                             Pau de três bicos 
                Um passarinho estonteado  passou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria se a coruja ao regressa, não inventasse contra ele.
                _ Oh! Oh! Bichinho danado! Como, pois te atravessa e entra em minha casa sabendo que odeio a família dos ratos?
                _ Achas então que sou um pintinho? Respondeu o intruso. Não  tenho asas e não vôo como tu? O pintinho eu? É boa!...
                A coruja não sabia discutir e vencida e de tais razões poupou-lhe a pele.
                Dias depois o finório do passarinho planta-se no casebre do bicho-do-mato. O bicho entrou, e deu de cara com o passarinho.       
                _ Miserável bicho!  Pois tem topete de invadir minha toca sabendo que é da raposa?
                _ Quem te disse que eu sou ave?
                _ Sou muito bem bicho de pelo como tu, não vês?
                _ Mas voas!
                _ Vôo de mentira, por fingimento!
                _ Mas tem asas!
                _ Asas? Que tolice! O que faz a asa? São somente penas! Quem já viu penas em passarinho? Sou animal de pelo dos legítimos e inimigos das aves como tu. Ave eu? É boa.
                 O gato embaçou e o passarinho conseguiu retirar-se dali são e salvo

Aluna: Micaele

Um comentário: